Terezinha: a dona da cozinha da criançada

Terezinha: a dona da cozinha da criançada

Poucos são os que não se surpreendem com as voltas que a vida dá. Surpresa é maior ainda quando é graças a ela encontramos o caminho da nossa felicidade. Terezinha Fogaça, que tem na cozinha o seu habitat natural, é um exemplo dessa constatação. Há dois anos, ela foi muito bem acolhida no Lar Amor Luz e Esperança da Criança (Lalec).

O curioso é que antes de passar alguns anos morando no interior, Terezinha pegava condução em frente ao Lalec, mas ainda não tinha tido a oportunidade de conhecer a instituição. E a cozinha já não era lugar estranho para ela. “Eu tenho um histórico de cozinha, pois em 1995 e 1996 trabalhei fazendo marmita na minha residência”, conta.

Foto Terezinha Fogaça 2

Mãe de dois filhos já casados, Terezinha se sente uma vózona da criançada do Lalec. Uma avó jovem, por sinal: aos 58 anos, ela diz que resgata a energia de seus tempos de chefe de escoteiros para dar um dia de amor e alegria para as crianças da instituição e ajudar em seus desenvolvimentos. “O trabalho da Lalec é muito prazeroso. É como se fosse uma plantinha que nós regamos todo dia”.

Aprendizado diário

Citando as crianças de até cinco anos que vão ao refeitório para se alimentar, Terezinha ressalta o quanto os funcionários do Lalec aprendem no dia a dia com elas. “Eu tenho o costume de chegar e falar ‘Quem está com fome faz barulho’ e eles levantam as mãozinhas e brincam bastante. Então, tem horas que eu estou passando pelo refeitório, mas não estou muito atenta e eles levantam a mãozinha e gritam. Aí eu vejo que é comigo que eles estão mexendo”.

Para quem ainda não conhece o trabalho ou não tem o costume de frequentar as instalações do Lalec, Terezinha faz um convite difícil de ser recusado. “Eu gostaria de falar para a pessoa fazer, pelo menos, a experiencia de ver o crescimento dessas crianças por uma semana. A gente percebe o desenvolvimento delas em uma semana. O brilho do olhar é diferente.” Assim, ela diz, a visão do mundo seria outra.