Lalec: multiplicador de boas práticas

Lalec: multiplicador de boas práticas

Buscando contribuir para o equilíbrio do planeta e também para a sustentabilidade financeira da instituição, o Lar Amor Luz e Esperança da Criança (Lalec) investe continuamente em ações para preservação de recursos naturais e do ambiente. São iniciativas que despertam a conscientização nas crianças acolhidas desde cedo e que tendem a se multiplicar.

Entre as iniciativas executadas na sede do Lalec estão:

  • Painéis solares e lâmpadas LED: desejo antigo do lar, as placas fotovoltaicas foram instaladas com o apoio da Fundação Salvador Arena e já estão em funcionamento. O projeto também incluiu a troca de lâmpadas fluorescentes por lâmpadas LED.
  • Compostagem, horta e alimentação saudável: o Lalec recebeu, em dezembro de 2016, a doação de composteiras, iniciando a compostagem doméstica no início do ano seguinte. Já horta orgânica foi criada na sequência, o que ampliou o programa de alimentação saudável no Lar. Hoje, as cozinheiras passam por aperfeiçoamento em cursos de boas práticas alimentares.
  • Separação do lixo: o hábito já fazia parte da equipe do Lalec, mas agora alcança as crianças menores, com o uso de lixeiras especiais com desenhos.

Lalec: sustentabilidade

A economia estimada é de R$ 19 mil anuais, entre custos de água e energia, o que corresponde a 2% da receita anual do Lalec. Os valores são aplicados na contratação de mais educadores, priorizando um atendimento individualizado às crianças.

Além disso, o Lalec finalizou a renovação do espaço de aprender brincar, com patrocínio do Instituto Cyrela, e a pintura da fachada, trazendo mais conforto e qualidade de vida aos pequenos, colaboradores e voluntários.